terça-feira, 21 de setembro de 2010

Decorando o quarto do bebê

Qual mãe não gostaria de preparar um lindo quarto para seu bebê? Mas cuidado para não exagerar na extravagância. O bebê precisa sim de um ambiente aconchegante, e não um lugar tumultuado, cheio de cores e de objetos desnecessários que acumulam pó.

Primordialmente, o bebê necessita de um ambiente tranqüilo, especialmente nos primeiros meses, para lhe assegurar proteção de ruídos e de aberturas repentinas de portas e janelas.

Em segundo lugar, a área reservada ao recém-nascido deve ser de fácil acesso, para atender o bebê com rapidez quando necessitar. Uma boa opção para começar a decoração do quarto é planejando a distribuição dos móveis. Todos os móveis devem ser práticos e revestidos com materiais laváveis e resistentes, independente do estilo escolhido.

Uma dica importante: faça uma linha reta entre a janela e a porta do quarto para descobrir o caminho da corrente de vento. Posicione a cama ou o berço fora deste espaço. A partir daí, distribua o guarda-roupa e bancadas.

O mais recomendável é que você comece a se organizar com antecedência, pois são muitas as escolhas que tem pela frente. O ideal é que o quartinho esteja pronto até o 7º mês de gestação, pois depois desse período é comum que a mulher se sinta muita cansada e o bebê pode resolver dar o ar da graça um pouco antes do previsto.

Tons, cores e formas:
Além das cores tradicionalmente utilizadas, você pode inovar e usar variações de tons que sejam agradáveis para a criança.

Cores fortes como o vermelho, azul royal, amarelo ouro e verde são alegres, aguçam a curiosidade das crianças e estimulam a percepção das formas, mas com o tempo podem "cansar" a visão. Dê preferência aos tons pastéis, pois estes transmitem mais tranquilidade e ajudam a relaxar.

O xadrez, o poá (bolinhas) e as listras também podem ser utilizados de forma muito harmônica em um mesmo enxoval. Esta combinação é perfeita para aplicar em um trabalho de patchwork. A delicadeza dos trabalhos elaborados com fuxico dão um ar de graciosidade e leveza ao enxoval, sendo ideal para ajudar a compor o quarto das meninas.

As paredes podem ser:
- todas brancas: ideal para quartos onde o enxoval terá o predomínio de cores fortes.

- três paredes brancas e uma colorida: na parede colorida você pode usar nichos com bichinhos de pelúcia ou outros enfeites que combinem com o tema usado na decoração do quarto, quadros com suas fotos grávida, fotos do bebê no dia do nascimento, quadrinho com o significado do nome do bebê, com uma linda mensagem de boas-vindas, ou quem sabe uma oração, poema ou letra de uma música que você gosta.

- desenhos infantis, no tema do seu enxoval, podem ser pintados com a técnica da aerografia ou pode-se utilizar adesivos de parede.

- outra opção muito utilizada é usar uma cor na metade da parede para baixo e outra cor da metade para cima. No encontro das cores você pode aplicar border auto-adesivo no tema do seu quarto.

Móveis e artigos de decoração:
Os móveis indispensáveis para o quarto do bebê são o berço e a cômoda, que serve para guardar as roupinhas e também como trocador.

Dependendo do espaço que você tem disponível e das suas necessidade é que serão escolhidos os demais móveis, tais como: cama da babá, cadeira de balanço, guarda-roupa, prateleiras, lixeira, criado mudo, nichos para decoração, cortinas ou persianas, quadros, luminárias, abajur, tapetes, caixa para guardar brinquedos, kit higiene, enfeite para porta do quarto, etc.

Enxoval para o berço:
01 colchão
01 travesseiro anti-sufocante
04 lençóis
04 fronhas
01 protetor de colchão
02 colchas ou edredons
02 cobertores
01 protetor de berço (para as laterais)
01 cortinado ou mosquiteiro

Itens como rolinho, saia para berço, almofada, bandô, etc, ajudam na decoração mas são dispensáveis.

Cortinas e persianas:
As cortinas dão um charme ímpar ao quartinho do bebê. Você pode usar duas cortinas sobrepostas onde a de cima é confeccionada com um tecido leve e esvoaçante na cor branca sobre um outro tecido de cor. O bandô da cortina e o do berço devem seguir o mesmo estilo.

Em cidades do nordeste e em outras regiões do país muito ensolaradas é recomendável usar cortinas black-out, que tem a função de impedir a entrada de luz.

As persianas em pvc são muito utilizadas no quarto do bebê pois é possível limpá-las com maior frequência utilizando apenas um pano úmido.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas é dificil decorar o quarto do bebê então as dicas foram valiosas e que lindo esse quarto da foto parece de sonho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...