quarta-feira, 6 de abril de 2011

Perigos na hora do banho

Cuidados na hora do banho (Crédito: Pinterest)
Você testou a temperatura e checou a quantidade de água da banheira: tudo pronto para dar banho no seu filho com segurança, certo? De acordo com pesquisa norte-americana, não basta. Embora seja importante prevenir queimaduras e afogamentos, 80% dos acidentes que ocorrem no banheiro estão associados a quedas, tropeços e escorregões.

O estudo, que foi realizado pelo Instituto de Pesquisa do Nationwide Children’s Hospital, diz que aproximadamente 43 mil crianças (de 0 a 18 anos) por ano vão parar no Pronto Socorro em virtude de acidentes ocorridos na banheira ou chuveiro. Não há estatísticas semelhantes no Brasil, mas os números também servem de alerta para os pais daqui.
O estudo, que será publicado na revista da Associação Americana de Pediatria em agosto, mostra ainda que a maior parte dos acidentes ocorre com crianças menores de 4 anos, sendo a face a região mais afetada. Isso acontece porque os menores têm o centro de gravidade mais acima e a cabeça é “desproporcional” ao resto do corpo, o que faz com que tombem para frente ao se desequilibrar.

Nem mesmo o cuidado dos pais faz diferença, segundo os pesquisadores. “Infelizmente, a supervisão de um adulto não é o suficiente para prevenir os incidentes”, diz Gary Smith, um dos co-autores do estudo. “Eles acontecem tão depressa que é impossível reagir com a rapidez necessária.” A sugestão dos especialistas é o uso de tapete antiderrapante dentro e fora da banheira e do chuveiro. Outras medidas de precaução seriam barras de apoio em que as crianças pudessem se segurar ao entrar e sair do banho e boxes de vidro temperado. Além disso, assim como no resto da casa, nada de móveis e objetos instáveis e pontiagudos.


Fonte: Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...