quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Batizado católico e apresentação em igreja evangélica

Batizado católico:

Para os pais católicos, o dia do batizado é um dos momentos mais esperados. Tudo começa a ser organizado logo após o nascimento do bebê.

A escolha dos padrinhos
É importante que o padrinho e a madrinha sejam cristãos, dispostos a guiar os passos do seu afilhado seguindo os ensinamentos de Deus. Opte por pessoas que você de fato tenha afinidade, consideração e amizade.

Local da celebração
Escolha a igreja em que pretende batizar o seu bebê e reserve a data. Escolha uma que seja aconchegante e preferencialmente próxima de sua residência. É recomendável visitar mais de uma igreja. Obtenha informações sobre o horário das cerimônias (em dias muito ensolarados o calor pode incomodar o bebê, verifique se o local tem uma boa ventilação).

Verifique a possibilidade de fazer o batismo individual ou coletivo
As igrejas geralmente realizam batizados coletivos. As cerimônias costumam ser sempre muito bonitas e cheias de bebês e crianças. No entanto, quando temos uma família grande, ou muitos amigos, nem sempre existe espaço para todos com conforto.
Nesse caso os batizados individuais acabam sendo uma boa opção. São mais íntimos e tranqüilos. Pergunte sobre o número de crianças presentes no batizado coletivo (ambientes muito cheios podem deixar a criança irritada)

Curso para padrinhos
A Igreja Católica recomenda que os padrinhos façam um curso onde eles são orientados sobre o significado do batismo e dos padrinhos na vida da criança. Algumas paróquias exigem a realização desse curso, enquanto em não há essa obrigatoriedade.

A roupinha do batizado
Reza a tradição que a madrinha ofereça a roupa do bebê, mas isto pode ser um acordo feito entre ambas (mãe e madrinha). A roupa usada pela criança no dia do batizado católico deve ser na cor branca, pois o branco simbolizaria a pureza, sendo sinal de uma nova vida. O mandrião é o modelo mais tradicional, trata-se de um longo vestido branco que pode ser usado tanto por meninos como por meninas.

Não sendo possível usar cor branca procure uma roupa de cor bem clarinha. Para a cerimônia do batizado será necessário uma toalha pequena, branca, para enxugar a cabeça do bebê na pia batismal e uma vela branca.

Príncipe George da Inglaterra usando mandrião
de renda em seu batizado (Crédito: Pinterest)

O convite
O convite deve ser preparado com antecedência de no minimo 20 dias, contendo hora, data e local do batismo. Os convites devem ter motivos que lembrem o tema da cerimônia.
As lembrancinhas
Tal como no nascimento cabe a mãe preparar lembrancinhas para oferecer aos padrinhos e convidados.
Sugestões: ímãs de geladeira e chaveiros com tema infantil, sachês perfumados, marcadores de livro personalizados, latinhas com doces, caixinhas decoradas e recheadas com guloseimas, vasinhos com flores de tecido, lápis com ponteira decorada, bombons, cupcakes, etc.

Decoração e recepção
Você pode escolher um tema para decorar o ambiente, como tulipas, por exemplo; fica delicado e tem tudo a ver com o momento. Os balões são sempre bem-vindos. Caso deseje um ambiente mais festivo, opte por uma combinação bem colorida; para criar um ar mais leve e "etéreo", opte por combinações de branco (predominante) com alguma outra cor bem clarinha, como azul ou rosa bebê.

Ofereça um almoço logo após a cerimônia. Sirva dois tipos de carne ou torta salgada, arroz, salada ou salpicão, suco de fruta, refrigerante e pelo menos dois tipos de sobremesa.

No fim da tarde é mais recomendado servir um chá para seus convidados com: biscoitos, torradas, pães, geléias, patês, frios variados, torta doce e salgada, bolos, chá, café, sucos, refrigerante e água mineral.

Fotos e filmagem
Eternize esse momento fazendo filmagem e muitas fotografias no momento da cerimônia e da recepção para os convidados.



Apresentação na Igreja Evangélica:

O fundamento da apresentação nas igrejas evangélicas está nas Sagradas Escrituras, onde não há nenhum ensinamento ou exemplos sobre batismo de crianças. Conforme ensinamento do Novo Testamento, o candidato ao batismo deve ter se arrependido de seus pecados (Atos 2:38), e ter crido em Jesus Cristo (Atos 8:37). Aqueles que ainda não podem fazer o uso completo da razão não estão em condições de cumprir esses dois requisitos. As crianças seriam um exemplo.

Por outro lado, as Escrituras ensinam acerca da apresentação pública das crianças a Deus, durante a qual agradecemos ao Senhor pela vida da criança, consagrando e confiando sua vida a Ele. Quando assim procedemos, estamos seguindo a prática admitida pela Igreja de todos os tempos. Não é o batismo em água, e sim uma dedicação da criança a Deus, uma ação de graças e de fé, um clamor pela bênção divina.

A apresentação de crianças geralmente ocorre durante o culto normal, sendo muitas vezes coletiva. Cabe aos pais procurar o pastor ou representante de sua igreja e expor seu interesse em consagrar seu filho, marcando a data e esclarecendo quaisquer dúvidas.

Normalmente, não há qualquer custo ou necessidade de maiores preparativos, mas na maiorira das vezes, os pais devem antes passar por um curso preparatório dado na própria igreja.

A escolha de padrinhos e madrinhas não apresenta fundamento bíblico, não sendo, portanto, uma prática tradicional nas igrejas evangélicas, mas tem se tornado mais comum nos últimos anos, provavelmente devido à influência da tradição Católica. De qualquer forma, o ideal seria consultar a sua igreja e caso ela aceite tal prática, a decisão deve caber aos pais.

Após definir a data e o horário da cerimônia, cabe aos pais providenciar e distribuir os convites com pelo menos 15 dias de antecedência. Neles deve constar a data, local e horário da cerimônia assim como da recepção, caso se vá realizar uma. 

Caso queira uma recepção mais simples, pode-se consultar os responsáveis acerca da utilização das dependências da própria igreja. Caso esteja planejando algo mais elaborado, como um almoço ou jantar, a recepção poderá ser realizada na casa dos pais ou em um salão de festas alugado para a ocasião.

Recepção (Crédito: Pinterest)

A decoração do ambiente e o buffet devem ser de acordo com o horário, seguindo as mesmas orientações para o batizado católico.

Não se esqueça de eternizar o momento, escolhendo com antecedência o encarregado pela filmagem e fotografia.

Não há qualquer restrição quanto à roupinha usada pela criança, que deve ser confortável e de acordo com o clima da época.

Outro detalhe importante mas muitas vezes ignorado é a distribuição das lembrancinhas, que deve ocorrer ao fim da recepção. Existem inúmeras opções lindas, como sachês perfumados, ímãs e chaveiros com tema infantil, bombons, cupcakes (mini-bolos decorados), mini-bíblias, marcadores de livro com versículo bíblico, latinhas com doces, caixinhas decoradas e recheadas com guloseimas, vasinhos com flores de tecido, lápis com ponteira decorada, etc. 

Atenção: cuidado para não escolher lembrancinhas com motivos católicos, como cruz, água benta, imagens de santos, etc.

4 comentários:

  1. Oi, tudo bem ?
    te achei em uma comunidade no orkut
    e estou te adicionando aqui, achei
    bem interessante seu blog, meu filho será
    batizado, pois somos evangélicos ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então seu filho será apresentado e não batizado, pois, seria batizado se vcs fosse católicos.

      Excluir
  2. Olá Mamãe do Kevin, bem-vinda, agradecemos a visita e esperamos vê-la por aqui mais vezes! Caso tenha qualquer sugestão de assuntos que gostaria de ver no blog, é só dizer! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi gostaria de saber se só se pode o bebê ter apenas 1 padrinho e 1 madrinha ou pode ser dois de cada?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...