domingo, 24 de outubro de 2010

10 etapas para a organização de uma festa infantil

Aqui vão algumas dicas para facilitar a organização da festa de sua criança:

1. Plano da festa
O primeiro passo é planejar a festa. Converse com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se o seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio. Se a resposta for não, faça uma adaptação conforme suas possibilidades.

2. Lista dos convidados
Decida se a festa será apenas para os amiguinhos de seu filho ou se estará aberta aos irmãos ou pais dos convidado. Tenha em mente que aproximadamente 15% dos convidados não comparecerão. Distribua os convites com pelo menos 15 dias de antecedência.

3. Definir data e horário
Final de semana: geralmente têm maior número de pessoas, pois é normal que os pais e irmãos venham juntamente com os convidados (caso o convite não explicite que a festa será exclusivamente para os amiguinhos de seu filho).

Se você decidir por um buffet infantil, aos finais de semana os preços normalmente são mais altos (devido a uma maior procura). Muitos pais escolhem o fim-de-semana acreditando que a freqüência será maior, mas isso nem sempre é verdade, já que os convidados podem ter outros compromissos e viagens agendadas.
Em relação ao horário, nos buffets ele é dividido em dois períodos: horário de almoço, geralmente das 12h às 16 ou 18h, e horário da noite, com início entre 18h e 19h.

No horário de almoço é imprescindível um prato quente além do coquetel, e à noite, conforme o perfil dos convidados, o prato quente é opcional.

Durante a semana: se a festa for à tarde, conta-se com um menor número de convidados presentes, pois os irmãos dos convidados muitas vezes têm outras atividades programadas e os pais que trabalham geralmente não podem comparecer. Porém, se a festa for à noite, a frequência será quase a mesma de uma festa de fim-de-semana, já que a maioria dos pais e irmão dos convidados estará disponível (muitos pais gostam do fato de poder ir para a festa após o trabalho, sem ter que se preocupar com o jantar).

Não deixe de pechinchar: os buffets infantis oferecem várias opções para festas durante a semana em virtude da procura ser menor. Você pode optar por fazer uma festa completa (para adultos e crianças) ou mais econômica (apenas para crianças, no período da tarde), sendo que os pacotes para esta última podem chegar à metade do preço normal, e o mais interessante é que seu filho vai desfrutar de todos os brinquedos e estrutura do buffet, pois a única diferença é no cardápio. Estas são as chamadas “FESTAS ESCOLARES".

4. Definir o local
Se deseja fazer a festa num buffet, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Verifique se se o local tem condições para receber as crianças convidadas. A escolha deve levar em conta: a localização, o acesso, o estacionamento para os convidados, as instalações (hidráulicas, elétricas e sanitárias) a luminosidade, a segurança (de maneira geral), a acústica e a aparência (o visual do local). Ao fazer a locação do salão de festas, atentar para os detalhes que estão registrados no contrato de locação, para evitar surpresas futuras na hora de fazer a entrega do salão (devolver o salão).

Conferir atentamente tudo aquilo que está sendo locado (ou liberado para o uso) e, de preferência deixar alguém responsável para fazer o check-list do recebimento e da devolução do salão e ou dos acessórios/equipamentos locados.

Fique sempre atento(a) a todos os itens registrados no contrato (as cláusulas devem ser bem claras e de fácil entendimento). Já é uma prática de mercado a exigência de Cheque-caução para garantir o acerto final da contratação e inibir a possibilidade de danificação dos bens locados.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do condomínio (caso more em prédio) e prepare-se, pois terá muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa mais gratificante para quem a organiza, além do custo ser menor.

Caso a festa se realize na escola, peça informações na secretaria para saber se existe algum tipo de restrição a data, horário, duração, alimentação, decoração, se poderá contratar profissionais para o entretenimento, etc.

As chamadas “FESTAS ESCOLARES” costumam ser as mais econômicas. Nelas, seu filho e seus coleguinhas saem direto da escola e vão para a festa. Mas lembre-se de que os pais da criança aniversariante devem organizar e se responsabilizar pelo transporte de todas as crianças para o local da festa com total segurança, ficando a cargo dos pais dos convidados apenas buscá-los ao término da festa. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade.

Festa na escola (Crédito: Pinterest)

5. Contratação de pessoal:
Defina o tipo de animação que a festa terá: palhaços, monitores, teatro, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, etc. Muitas vezes o próprio buffet oferece o serviço, os brinquedos e os profissionais.

Caso a festa seja realizada em casa ou na escola, procure uma empresa de confiança e contrate com antecedência profissionais desejados e alugue os brinquedos.

Aproveite para contratar também o serviço de fotografia e filmagem, e os garçons, caso necessário.

6. Escolher o tema e a decoração da festa:
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Será necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois se for um tema novo, podem não haver opções no mercado. Não deixe a escolha do tema para a última hora. O ideal é fazer a reserva da mesa temática com uma antecedência de 90 dias, para não correr o risco de não conseguir fazer a locação do tema desejado ou de acordo com os convites e lembrancinhas que eventualmente já foram encomendados.

Dependendo da idade, quem escolhe o tema são os pais (crianças de 1 (um) até 2 (dois) anos). Se o seu filho ainda não consegue definir o tema preferido, leve em conta os desenhos, brinquedos e personagens infantis que ele mais se interessa. É importante que a criança se identifique com o tema, para que no dia ela fique mais à vontade até mesmo para as fotos, pois a recordação será para sempre.

7. Defina o que será servido:
Deve-se atentar bem para os cuidados de higiene, acomodação, refrigeração e de segurança alimentar. Escolher a comida preferencialmente de acordo com horário e as condições climáticas, devido à sensibilidade de alguns ingredientes ou da mistura destes.

Os buffets geralmente orientam bem sobre a melhor escolha e a quantidade ideal de cada alimento. Não se esqueça de perguntar como será feito caso comparecerem mais convidados que o esperado.

Se a festa for feita em casa, providencie a quantidade de salgados, doces, etc conforme o número de convidados (consulte a tabela abaixo). O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e criativos. Existem muitos profissionais ou confeitarias que fazem doces modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até com uma foto relacionada ao tema. Caso você mesma for fazer o bolo e não tenha muita experiência confeitando, procure saber sobre a decoração com papel de arroz: um papel comestível colocado sobre o bolo, com o desenho ou foto que você desejar, fica lindo!

Independente do local, se a festa tiver início no horário de almoço (entre 11 e 14h), é imprescindível um prato quente além dos salgadinhos, doces e bolo. À noite, o prato quente é opcional, conforme o perfil dos convidados. Entretanto, recomendamos que se sirva ao menos um prato quente nas festas realizadas à noite durante a semana, pois muitos convidados sairão do trabalho e irão direto para sua festa, e só os salgadinhos podem deixar a desejar, mas de qualquer forma, fica a seu critério.

Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem estar previstas 2 situações:
a) Oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma
com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;
b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal.
Se a festa ocorrer à tarde:
a) Oferecer salgados variados.

Tema: jardim

8. Defina a quantidade do que será servido:
- Festa à tarde:
CRIANÇAS:
5 salgados
5 doces
4 copos pequenos de refrigerante
ADULTOS:
10 salgados
8 doces
5 copos pequenos de refrigerante

- Festa em horário de refeição:
CRIANÇAS:
1 prato de massa ou outro
3 salgados
4 doces
4 copos pequenos de refrigerante
ADULTOS:
1,5 pratos de massa ou outro
4 salgados
5 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Quantidade de opções de salgados: 4 a 6
Quantidade de opções de doces: 3 a 4
Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)

A duração da festa conta muito! Em uma festa que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais!

- Em geral, os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas e os homens comem mais do que as mulheres.
- Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.
- Se o prato principal for fraco, ou não agradar, a sobremesa vai ser mais consumida.
- Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.

9. Planeje o roteiro da festa:
A festa dura em média 3 a 5 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a excepção do tipo de festa realizada diretamente na escola.

A primeira etapa é a das brincadeiras, se houver monitores e/ou disponibilização de brinquedos (piscina de bolinhas, cama elástica, jogos diversos, etc).

A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro serviço contratado (palhaços, teatro, mágicos, etc). Lembre-se de que o tipo de animação deve estar diretamente relacionado com a idade do aniversariante e dos convidados. Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, como forma a agradar a todos.

Por fim, a etapa do“parabéns”. Depois, os convidados começam a se despedir e aí, geralmente, faz-se a entrega das lembrançinhas e o ogradecimento pela presença.



10. Como conduzir o pós-festa
A festa acabou e você está exausta. A vontade é de abandonar tudo e ir descansar. Se a festa foi em casa, você pode deixar a arrumação para o dia seguinte. Entretanto, se a festa se deu em um buffet, há geralmente uma cláusula no contrato que prevê a entrega do ambiente em perfeitas condições. Infringir essas regras poderá gerar transtorno posteriores. Uma boa estratégia é contratar alguém para fazer o "pós-festa", ou seja, se encarregar da organização do local conforme o combinado no contrato.

3 comentários:

  1. Parabéns...lindo trabalho...
    conheça tbm o blog http://luriely.blogspot.com/
    e veja lindos bordados manuais

    ResponderExcluir
  2. Eu estou nesse dilema de organizar a festa da minha filha. E ao me deparar com o seu blog confesso que levei um baita susto!!! rsrsrs!!! Você vai entender isso assim que vc visitar o meu blog!!!! Adorei o seu blog e já estou fazendo parte dele, espero que faça parte do meu também, pois temos muitas em coisas em comum!!! Bom, Vou visitar sempre o seu, pois continuo na correria de organizar a festa da minha pequena e aqui encontrei muitas dicas!!! Parabéns!!! Beijos!!! Pattrícia jujubamamybaby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo, um excelente conteúdo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...