quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dicas sobre como escolher o nome do bebê

Olá, meu nome é...
Escolher um bom nome para o bebê não é tarefa fácil. Afinal, trata-se da palavrinha que identificará seu filho para o resto da vida, portanto é uma enorme responsabilidade!

Há incontáveis opções de acordo com o gosto dos pais: tem sempre aqueles que preferem nomes tradicionais, enquanto outros preferem algo mais moderno e original. Além disso, a influência da moda e da opinião de parentes e amigos muitas vezes complica ainda mais a tarefa. Mas não se desespere: aqui vão algumas dicas que facilitarão a escolha e ajudarão a evitar problemas futuros:

1) Procure fazer uma lista com seus nomes favoritos e peça ao seu parceiro que faça o mesmo. É bom que se tenha sempre a lista em mãos, pois a inspiração pode vir nos momentos mais inusitados.

2) Discuta ambas as listas com seu parceiro, e eliminem aqueles nomes que algum de vocês odeiam ou que remete más lembranças.

3) Diga cada um dos nomes em voz alta, acompanhado pelo sobrenome que o bebê terá; repita várias vezes, prestando atenção a possíveis onomatopeias, trocadilhos ou cacofonias. Como soa o nome completo? O nome combina com o sobrenome? Lembre-se de que nomes longos soam melhor com sobrenomes mais curtos e vice-versa.

4) Pense em todos os potenciais apelidos ligados a ele, para ver se não há nenhum "perigoso". As crianças podem ser bastante cruéis e sua criatividade para fazer brincadeirinhas (nem sempre de bom-gosto) é infinita. Vale a pena evitar nomes que possam causar apelidos ou chacotas constrangedoras na escola (por exemplo, o aparentemente inofensivo Sofia quase sempre vira "so fia da mãe", “so fia do leiteiro", “sofria”, e coisas ainda piores!).

5) Procure o significado de cada um dos nomes que restam na lista. No dia-a-dia, quase ninguém se importa com o significado dos nomes, mas para os pais, esse pode ser um fator de eliminação caso o nome tenha uma origem negativa. Além disso, um significado bem bonito pode fazer com que vocês amem o nome ainda mais.

6) Dê preferência a um nome original, que faça seu filho se destacar ao invés de ser confundido com 5 outras crianças na sala de aula. Nomes muito comuns acabam soando batidos muito rápido e fazem com que as crianças sejam identificadas pelo sobrenome, pois haverá sempre mais de uma com aquele mesmo nome em cada classe. Procure saber quais são os nomes "da moda" no momento. Você pode saber isso pesquisando na internet (alguns sites têm rankings dos nomes mais usados a cada ano). Também vale a pena dar uma investigada em escolinhas, creches e até mesmo em maternidades, para descobrir quais são os nomes mais populares. Entretanto, é melhor não exagerar e escolher um nome demasiadamente estranho ou de pronúncia muito complicada, pois isso pode acabar trazendo problemas e constrangimentos mais tarde. Uma boa dica é buscar nomes consagrados mas pouco usados atualmente (exemplos: Suzana, Amália, Frederico, Antônio, etc), variações de nomes comuns (Clarissa ao invés de Clara) ou quem sabe até nomes estrangeiros que se adaptam bem à nossa língua (como Dominique, Annabella, Henry, Kevin, etc).

7) Algumas família seguem tradições ao escolher o nome dos bebês, como como a de dar o nome do pai ao primogênito (dando origem os Júniores, Filhos e Netos), por exemplo. Se você e seu parceiro concordam com a tradição, ótimo. Se não, não permitam que familiares imponham uma escolha que não é a sua.

8) Artistas, atletas, líderes políticos e personagens de livros, novelas e filmes são uma fonte comum de inspiração, mas é preciso ter bom senso. Evite nomes icônicos, que por si só representem ideais políticos, religiosos ou culturais de uma época, pois nunca se sabe se seu filho irá concordar com o posicionamento de seu "xará".

9) Grafias incomuns podem ser um problema, pois ter de soletrar o nome o tempo todo incomoda algumas pessoas, portanto preze pela simplicidade. Uma boa estratégia na hora de decidir os sobrenomes e a grafia do primeiro nome é imaginar-se no papel de seu filho tendo de dar o nome completo a um atendente qualquer, no balcão de uma loja ou pelo telefone. Nessas horas, "menos é mais".

10) No caso de nomes compostos, sempre soa melhor escolher algo simples como Ana ou Luís para acompanhar outro mais forte, como Cecília ou Guilherme. Misturas como Eduarda Vitória ou Rafael Ricardo não costumam funcionar e um dos nomes acaba aposentado.

Fonte: htp://nomesdebebe.blogspot.com

* E você, já escolheu o nome de seu bebê? Se sim, qual é e o que te levou a fazer essa escolha? Participe e dê sua opinião!


2 comentários:

  1. Lendo este post, lembrei-me do que me levou a escolher o nome da minha filha. Eu havia escolhido um nome de menina e outro de menino.. Coincidência ou nao, o significado dos dois nomes era o mesmo, em línguas diferentes!

    ResponderExcluir
  2. Qual é a melhor época para escolher o nome do bebe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...