sábado, 30 de outubro de 2010

Decorando seu chá de bebê ou de fralda

Decoração com tema azul (Crédito: BabyWiseGuides)
A decoração é um elemento essencial de um chá de bebê (ou de fralda) bem sucedido. Um ambiente decorado adequadamente ajudará para que todos entrem no clima de descontração e alegria do evento.

A decoração deve ser de acordo com o estilo da mamãe ou seguir o tema usado no quarto do bebê.

Quanto às cores, é recomendável que se use apenas uma ou duas para decorar o ambiente. Dessa forma, você terá uma decoração bem leve, que é o mais recomendado para esse tipo de festa. Você pode escolher as cores de acordo com o enxoval do bebê, ou seguir o tradicional “azul e branco para menino, rosa e branco para menina”, preferindo tons pastéis. Evite o "super colorido".

A decoração ganha um charme especial com balões. Uma boa dica é amarrar um fitilho (aproximadamente 50cm) na boca do balão já cheio e, com o auxílio de fita adesiva dupla face, fixar o balão no teto. Pode-se colocar balões também sobre a mesa do bolo e/ou sobre a mesa de lembrancinhas. Dessa forma você terá uma decoração bem leve, simples, fácil de fazer e de baixo custo.

Em lojas de artigos de festa podem ser adquiridos balões metalizados no formato de mamadeira, cegonha e outros relacionados ao tema. Eles também podem ser utilizados para incrementar a decoração dando um toque de graciosidade a mais, mas não exagere.

Você também pode utilizar flores para decorar o local. Invista em margaridas, rosas ou tulipas, elas são encontradas de diversas cores e tem um valor acessível. Na mesa do bolo, coloque um belo vaso de flores em uma das extremidades da mesa e deixe outras espalhadas sobre a mesa. 

Como centro de mesa dos convidados, coloque um pequeno vasinho com três ou quatro flores, ou monte um arranjo com flores fixadas em espuma floral. Envolva a espuma com celofane e finalize com um belo laço.

Muitas mamães de todo o mundo têm optado por fazer o chamado “bolo de toalhas” ou “bolo de fraldas”, uma ideia divertida que já conquistou muita gente. Esses bolos podem ser decorados conforme o tema e as cores da festa, e as possibilidades são infinitas: fitas coloridas, flores, chupetas, laços, sapatinhos de bebê, ursinhos de pelúcia, é só deixar a imaginação voar!

Bolo de fraldas e toalhas (Crédito: PersonalCreations.com)

Para quem prefere algo diferente, existem alternativas ao formato de bolo tradicional: que tal substitui-lo por uma banheira cheia de fraldas e decorar com patinhos de borracha, toalhinhas e produtinhos de higiene infantil? Essa é uma opção mais simples e rápida de montar.

Banheira de fraldas (Crédito: Pinterest)

Na mesa do bolo também podem ficar as lembrancinhas que serão entregues no final da festa e um caderno decorado para que os convidados deixem mensagens de boas-vindas para o bebê.

Além da mesa de comes e bebes, pode-se montar uma mesa de suporte, onde ficarão etiquetas ou crachás com os nomes de participantes (se os convidados não se conhecem), papel, tesouras, canetas, lápis, cartolinas, prêmios entre outros materiais necessários nas brincadeiras.

Se a grávida vai ganhar ou já tiver um chiqueirinho (cercadinho) ou carrinho, este poderá ser montado no local da festa para os convidados deixarem seus presentes. Se preferir, utilize uma caixa de papelão grande, enfeitada com motivos infantis. Esta dica é válida principalmente para casos quando a festa acontece num lugar fora da residência dos futuros pais, pois assim todos os presentes poderão ser levados de uma vez só.

Outra sugestão muito interessante para decoração é montar um painel na parede com cartolinas, contendo informações curiosas sobre os pais e sobre a gravidez. Colar algumas fotos e escrever fatos sobre o namoro, o casamento, cópia do exame de gravidez, tabela de crescimento da barriga, foto do ultra-som, etc.

Músicas infantis ajudam na animação. Dê preferência para músicas consagradas, como cantigas de roda, tipo: ciranda cirandinha, samba lelê, etc. Separe os CDs antecipadamente e verifique se seu aparelho de som consegue tocá-los.

domingo, 24 de outubro de 2010

10 etapas para a organização de uma festa infantil

Aqui vão algumas dicas para facilitar a organização da festa de sua criança:

1. Plano da festa
O primeiro passo é planejar a festa. Converse com seu filho(a) e descubra que tipo de festa ele gostaria. Então verifique se o seu orçamento, criatividade e energia comportam este desafio. Se a resposta for não, faça uma adaptação conforme suas possibilidades.

2. Lista dos convidados
Decida se a festa será apenas para os amiguinhos de seu filho ou se estará aberta aos irmãos ou pais dos convidado. Tenha em mente que aproximadamente 15% dos convidados não comparecerão. Distribua os convites com pelo menos 15 dias de antecedência.

3. Definir data e horário
Final de semana: geralmente têm maior número de pessoas, pois é normal que os pais e irmãos venham juntamente com os convidados (caso o convite não explicite que a festa será exclusivamente para os amiguinhos de seu filho).

Se você decidir por um buffet infantil, aos finais de semana os preços normalmente são mais altos (devido a uma maior procura). Muitos pais escolhem o fim-de-semana acreditando que a freqüência será maior, mas isso nem sempre é verdade, já que os convidados podem ter outros compromissos e viagens agendadas.
Em relação ao horário, nos buffets ele é dividido em dois períodos: horário de almoço, geralmente das 12h às 16 ou 18h, e horário da noite, com início entre 18h e 19h.

No horário de almoço é imprescindível um prato quente além do coquetel, e à noite, conforme o perfil dos convidados, o prato quente é opcional.

Durante a semana: se a festa for à tarde, conta-se com um menor número de convidados presentes, pois os irmãos dos convidados muitas vezes têm outras atividades programadas e os pais que trabalham geralmente não podem comparecer. Porém, se a festa for à noite, a frequência será quase a mesma de uma festa de fim-de-semana, já que a maioria dos pais e irmão dos convidados estará disponível (muitos pais gostam do fato de poder ir para a festa após o trabalho, sem ter que se preocupar com o jantar).

Não deixe de pechinchar: os buffets infantis oferecem várias opções para festas durante a semana em virtude da procura ser menor. Você pode optar por fazer uma festa completa (para adultos e crianças) ou mais econômica (apenas para crianças, no período da tarde), sendo que os pacotes para esta última podem chegar à metade do preço normal, e o mais interessante é que seu filho vai desfrutar de todos os brinquedos e estrutura do buffet, pois a única diferença é no cardápio. Estas são as chamadas “FESTAS ESCOLARES".

4. Definir o local
Se deseja fazer a festa num buffet, é importante definir o local com pelo menos 3 meses de antecedência. Verifique se se o local tem condições para receber as crianças convidadas. A escolha deve levar em conta: a localização, o acesso, o estacionamento para os convidados, as instalações (hidráulicas, elétricas e sanitárias) a luminosidade, a segurança (de maneira geral), a acústica e a aparência (o visual do local). Ao fazer a locação do salão de festas, atentar para os detalhes que estão registrados no contrato de locação, para evitar surpresas futuras na hora de fazer a entrega do salão (devolver o salão).

Conferir atentamente tudo aquilo que está sendo locado (ou liberado para o uso) e, de preferência deixar alguém responsável para fazer o check-list do recebimento e da devolução do salão e ou dos acessórios/equipamentos locados.

Fique sempre atento(a) a todos os itens registrados no contrato (as cláusulas devem ser bem claras e de fácil entendimento). Já é uma prática de mercado a exigência de Cheque-caução para garantir o acerto final da contratação e inibir a possibilidade de danificação dos bens locados.

Se pretende fazer a festa em casa, deve verificar a disponibilidade de data se for utilizar o salão do condomínio (caso more em prédio) e prepare-se, pois terá muito mais trabalho pela frente, o que tornará a festa mais gratificante para quem a organiza, além do custo ser menor.

Caso a festa se realize na escola, peça informações na secretaria para saber se existe algum tipo de restrição a data, horário, duração, alimentação, decoração, se poderá contratar profissionais para o entretenimento, etc.

As chamadas “FESTAS ESCOLARES” costumam ser as mais econômicas. Nelas, seu filho e seus coleguinhas saem direto da escola e vão para a festa. Mas lembre-se de que os pais da criança aniversariante devem organizar e se responsabilizar pelo transporte de todas as crianças para o local da festa com total segurança, ficando a cargo dos pais dos convidados apenas buscá-los ao término da festa. Este tipo de festa é recomendado a partir dos 5 anos de idade.

Festa na escola (Crédito: Pinterest)

5. Contratação de pessoal:
Defina o tipo de animação que a festa terá: palhaços, monitores, teatro, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, etc. Muitas vezes o próprio buffet oferece o serviço, os brinquedos e os profissionais.

Caso a festa seja realizada em casa ou na escola, procure uma empresa de confiança e contrate com antecedência profissionais desejados e alugue os brinquedos.

Aproveite para contratar também o serviço de fotografia e filmagem, e os garçons, caso necessário.

6. Escolher o tema e a decoração da festa:
O tema deve estar relacionado com a idade do aniversariante. Será necessário verificar se o personagem escolhido está disponível, pois se for um tema novo, podem não haver opções no mercado. Não deixe a escolha do tema para a última hora. O ideal é fazer a reserva da mesa temática com uma antecedência de 90 dias, para não correr o risco de não conseguir fazer a locação do tema desejado ou de acordo com os convites e lembrancinhas que eventualmente já foram encomendados.

Dependendo da idade, quem escolhe o tema são os pais (crianças de 1 (um) até 2 (dois) anos). Se o seu filho ainda não consegue definir o tema preferido, leve em conta os desenhos, brinquedos e personagens infantis que ele mais se interessa. É importante que a criança se identifique com o tema, para que no dia ela fique mais à vontade até mesmo para as fotos, pois a recordação será para sempre.

7. Defina o que será servido:
Deve-se atentar bem para os cuidados de higiene, acomodação, refrigeração e de segurança alimentar. Escolher a comida preferencialmente de acordo com horário e as condições climáticas, devido à sensibilidade de alguns ingredientes ou da mistura destes.

Os buffets geralmente orientam bem sobre a melhor escolha e a quantidade ideal de cada alimento. Não se esqueça de perguntar como será feito caso comparecerem mais convidados que o esperado.

Se a festa for feita em casa, providencie a quantidade de salgados, doces, etc conforme o número de convidados (consulte a tabela abaixo). O bolo e os doces são componentes de destaque da festa. Além de saborosos, devem ser bonitos e criativos. Existem muitos profissionais ou confeitarias que fazem doces modelados com os personagens do tema da festa. Da mesma forma, o bolo pode ser feito com formato ou até com uma foto relacionada ao tema. Caso você mesma for fazer o bolo e não tenha muita experiência confeitando, procure saber sobre a decoração com papel de arroz: um papel comestível colocado sobre o bolo, com o desenho ou foto que você desejar, fica lindo!

Independente do local, se a festa tiver início no horário de almoço (entre 11 e 14h), é imprescindível um prato quente além dos salgadinhos, doces e bolo. À noite, o prato quente é opcional, conforme o perfil dos convidados. Entretanto, recomendamos que se sirva ao menos um prato quente nas festas realizadas à noite durante a semana, pois muitos convidados sairão do trabalho e irão direto para sua festa, e só os salgadinhos podem deixar a desejar, mas de qualquer forma, fica a seu critério.

Se a festa ocorrer no horário do almoço ou jantar, devem estar previstas 2 situações:
a) Oferecer uma refeição, em geral, uma massa com opção de molho ou duas massas cada uma
com um molho diferente e uma salada simples e também salgados durante o resto da festa;
b) Oferecer salgados variados em quantidades maiores que o normal.
Se a festa ocorrer à tarde:
a) Oferecer salgados variados.

Tema: jardim

8. Defina a quantidade do que será servido:
- Festa à tarde:
CRIANÇAS:
5 salgados
5 doces
4 copos pequenos de refrigerante
ADULTOS:
10 salgados
8 doces
5 copos pequenos de refrigerante

- Festa em horário de refeição:
CRIANÇAS:
1 prato de massa ou outro
3 salgados
4 doces
4 copos pequenos de refrigerante
ADULTOS:
1,5 pratos de massa ou outro
4 salgados
5 doces
5 copos pequenos de refrigerante

Quantidade de opções de salgados: 4 a 6
Quantidade de opções de doces: 3 a 4
Quantidade de opções de bebidas: 3 (2 refrigerantes e água)

A duração da festa conta muito! Em uma festa que dura mais de cinco horas, espera-se que as pessoas comam e bebam muito mais!

- Em geral, os jovens comem mais do que as pessoas mais velhas e os homens comem mais do que as mulheres.
- Se houver coquetel precedendo o almoço ou jantar, as pessoas comerão menos do prato principal.
- Se o prato principal for fraco, ou não agradar, a sobremesa vai ser mais consumida.
- Se houver muitos docinhos, os convidados comerão menos bolo.

9. Planeje o roteiro da festa:
A festa dura em média 3 a 5 horas. Considere que quase ninguém chega no horário marcado, com a excepção do tipo de festa realizada diretamente na escola.

A primeira etapa é a das brincadeiras, se houver monitores e/ou disponibilização de brinquedos (piscina de bolinhas, cama elástica, jogos diversos, etc).

A próxima etapa será a da apresentação do teatro ou qualquer outro serviço contratado (palhaços, teatro, mágicos, etc). Lembre-se de que o tipo de animação deve estar diretamente relacionado com a idade do aniversariante e dos convidados. Por outro lado, é sempre importante ter música no evento, como forma a agradar a todos.

Por fim, a etapa do“parabéns”. Depois, os convidados começam a se despedir e aí, geralmente, faz-se a entrega das lembrançinhas e o ogradecimento pela presença.



10. Como conduzir o pós-festa
A festa acabou e você está exausta. A vontade é de abandonar tudo e ir descansar. Se a festa foi em casa, você pode deixar a arrumação para o dia seguinte. Entretanto, se a festa se deu em um buffet, há geralmente uma cláusula no contrato que prevê a entrega do ambiente em perfeitas condições. Infringir essas regras poderá gerar transtorno posteriores. Uma boa estratégia é contratar alguém para fazer o "pós-festa", ou seja, se encarregar da organização do local conforme o combinado no contrato.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Batizado católico e apresentação em igreja evangélica

Batizado católico:

Para os pais católicos, o dia do batizado é um dos momentos mais esperados. Tudo começa a ser organizado logo após o nascimento do bebê.

A escolha dos padrinhos
É importante que o padrinho e a madrinha sejam cristãos, dispostos a guiar os passos do seu afilhado seguindo os ensinamentos de Deus. Opte por pessoas que você de fato tenha afinidade, consideração e amizade.

Local da celebração
Escolha a igreja em que pretende batizar o seu bebê e reserve a data. Escolha uma que seja aconchegante e preferencialmente próxima de sua residência. É recomendável visitar mais de uma igreja. Obtenha informações sobre o horário das cerimônias (em dias muito ensolarados o calor pode incomodar o bebê, verifique se o local tem uma boa ventilação).

Verifique a possibilidade de fazer o batismo individual ou coletivo
As igrejas geralmente realizam batizados coletivos. As cerimônias costumam ser sempre muito bonitas e cheias de bebês e crianças. No entanto, quando temos uma família grande, ou muitos amigos, nem sempre existe espaço para todos com conforto.
Nesse caso os batizados individuais acabam sendo uma boa opção. São mais íntimos e tranqüilos. Pergunte sobre o número de crianças presentes no batizado coletivo (ambientes muito cheios podem deixar a criança irritada)

Curso para padrinhos
A Igreja Católica recomenda que os padrinhos façam um curso onde eles são orientados sobre o significado do batismo e dos padrinhos na vida da criança. Algumas paróquias exigem a realização desse curso, enquanto em não há essa obrigatoriedade.

A roupinha do batizado
Reza a tradição que a madrinha ofereça a roupa do bebê, mas isto pode ser um acordo feito entre ambas (mãe e madrinha). A roupa usada pela criança no dia do batizado católico deve ser na cor branca, pois o branco simbolizaria a pureza, sendo sinal de uma nova vida. O mandrião é o modelo mais tradicional, trata-se de um longo vestido branco que pode ser usado tanto por meninos como por meninas.

Não sendo possível usar cor branca procure uma roupa de cor bem clarinha. Para a cerimônia do batizado será necessário uma toalha pequena, branca, para enxugar a cabeça do bebê na pia batismal e uma vela branca.

Príncipe George da Inglaterra usando mandrião
de renda em seu batizado (Crédito: Pinterest)

O convite
O convite deve ser preparado com antecedência de no minimo 20 dias, contendo hora, data e local do batismo. Os convites devem ter motivos que lembrem o tema da cerimônia.
As lembrancinhas
Tal como no nascimento cabe a mãe preparar lembrancinhas para oferecer aos padrinhos e convidados.
Sugestões: ímãs de geladeira e chaveiros com tema infantil, sachês perfumados, marcadores de livro personalizados, latinhas com doces, caixinhas decoradas e recheadas com guloseimas, vasinhos com flores de tecido, lápis com ponteira decorada, bombons, cupcakes, etc.

Decoração e recepção
Você pode escolher um tema para decorar o ambiente, como tulipas, por exemplo; fica delicado e tem tudo a ver com o momento. Os balões são sempre bem-vindos. Caso deseje um ambiente mais festivo, opte por uma combinação bem colorida; para criar um ar mais leve e "etéreo", opte por combinações de branco (predominante) com alguma outra cor bem clarinha, como azul ou rosa bebê.

Ofereça um almoço logo após a cerimônia. Sirva dois tipos de carne ou torta salgada, arroz, salada ou salpicão, suco de fruta, refrigerante e pelo menos dois tipos de sobremesa.

No fim da tarde é mais recomendado servir um chá para seus convidados com: biscoitos, torradas, pães, geléias, patês, frios variados, torta doce e salgada, bolos, chá, café, sucos, refrigerante e água mineral.

Fotos e filmagem
Eternize esse momento fazendo filmagem e muitas fotografias no momento da cerimônia e da recepção para os convidados.



Apresentação na Igreja Evangélica:

O fundamento da apresentação nas igrejas evangélicas está nas Sagradas Escrituras, onde não há nenhum ensinamento ou exemplos sobre batismo de crianças. Conforme ensinamento do Novo Testamento, o candidato ao batismo deve ter se arrependido de seus pecados (Atos 2:38), e ter crido em Jesus Cristo (Atos 8:37). Aqueles que ainda não podem fazer o uso completo da razão não estão em condições de cumprir esses dois requisitos. As crianças seriam um exemplo.

Por outro lado, as Escrituras ensinam acerca da apresentação pública das crianças a Deus, durante a qual agradecemos ao Senhor pela vida da criança, consagrando e confiando sua vida a Ele. Quando assim procedemos, estamos seguindo a prática admitida pela Igreja de todos os tempos. Não é o batismo em água, e sim uma dedicação da criança a Deus, uma ação de graças e de fé, um clamor pela bênção divina.

A apresentação de crianças geralmente ocorre durante o culto normal, sendo muitas vezes coletiva. Cabe aos pais procurar o pastor ou representante de sua igreja e expor seu interesse em consagrar seu filho, marcando a data e esclarecendo quaisquer dúvidas.

Normalmente, não há qualquer custo ou necessidade de maiores preparativos, mas na maiorira das vezes, os pais devem antes passar por um curso preparatório dado na própria igreja.

A escolha de padrinhos e madrinhas não apresenta fundamento bíblico, não sendo, portanto, uma prática tradicional nas igrejas evangélicas, mas tem se tornado mais comum nos últimos anos, provavelmente devido à influência da tradição Católica. De qualquer forma, o ideal seria consultar a sua igreja e caso ela aceite tal prática, a decisão deve caber aos pais.

Após definir a data e o horário da cerimônia, cabe aos pais providenciar e distribuir os convites com pelo menos 15 dias de antecedência. Neles deve constar a data, local e horário da cerimônia assim como da recepção, caso se vá realizar uma. 

Caso queira uma recepção mais simples, pode-se consultar os responsáveis acerca da utilização das dependências da própria igreja. Caso esteja planejando algo mais elaborado, como um almoço ou jantar, a recepção poderá ser realizada na casa dos pais ou em um salão de festas alugado para a ocasião.

Recepção (Crédito: Pinterest)

A decoração do ambiente e o buffet devem ser de acordo com o horário, seguindo as mesmas orientações para o batizado católico.

Não se esqueça de eternizar o momento, escolhendo com antecedência o encarregado pela filmagem e fotografia.

Não há qualquer restrição quanto à roupinha usada pela criança, que deve ser confortável e de acordo com o clima da época.

Outro detalhe importante mas muitas vezes ignorado é a distribuição das lembrancinhas, que deve ocorrer ao fim da recepção. Existem inúmeras opções lindas, como sachês perfumados, ímãs e chaveiros com tema infantil, bombons, cupcakes (mini-bolos decorados), mini-bíblias, marcadores de livro com versículo bíblico, latinhas com doces, caixinhas decoradas e recheadas com guloseimas, vasinhos com flores de tecido, lápis com ponteira decorada, etc. 

Atenção: cuidado para não escolher lembrancinhas com motivos católicos, como cruz, água benta, imagens de santos, etc.

sábado, 9 de outubro de 2010

Como organizar seu chá de bebê ou chá de fralda

Mesa de chá de bebê (Crédito: CatchMyParty.com)
1) Um ou dois meses antes:

- Planeje o cardápio;

- Crie a lista de convidados. Hoje em dia o pai do bebê e os amigos homens também podem fazer parte das listas de convidados e desta forma diversificar as brincadeiras e aumentar o número de presentes;

- Determine o orçamento (que tipo de festa quer fazer e quanto está disposta a gastar);

- Decida sobre a data e local. O ideal é que o chá de bebê seja combinado para um final de semana durante a tarde, para que todos possam comparecer;

- Decida sobre o tema da festa e a lista de presentes; no caso de chá de fraldas, determine a quantos pacotes cada convidado deverá trazer, a marca e o tamanho de fralda desejado;

- Providencie os convites, determine o que cada convidado deve levar (quantidade, cor, marca e tamanho).
Quando houver mais de um convidado que resida na mesma casa, como mãe e filha ou duas irmãs, por exemplo, não fique constrangida em pedir um presente para cada uma, separadamente.

- Entregue o convite em mãos, pelo correio ou através de internet.

- Caso prefira convites impressos, dê preferência àqueles personalizados com seus dados, feitos especialmente para você.


2) Duas ou três semanas antes:

- Providencie os balões e outros itens de decoração;

- Providencie os pratos, copos, toalhas de mesa, etc;

- Encomende o bolo, doces e salgadinhos e bebidas. Caso você mesma seja a encarregada da preparação dos alimentos, planeje o cardápio;

- Verifique a disponibilidade de mesas e cadeiras, que deverão ser suficientes para todos os convidados;

- Pense como vai divertir os convidados e em algumas surpresas. Que jogos e atividades você vai realizar e, de acordo com as atividades escolhidas, ver a disponibilidade dos materiais e itens necessários, onde serão adquiridos ou emprestados.


3) Uma semana antes:

- Confirme a presença de convidados (caso utilize convite online, você não terá de se preocupar com isso, pois estes convites oferecem ferramenta de RSVP);

- Se a festa será realizada em casa, pode começar a limpar o lar sob seu critério, retirar e guardar as coisas desnecessárias;

- Separe os CDs antecipadamente. Certifique-se que todos os equipamentos funcionam e você (ou a pessoa responsável) sabe usá-los;

- Caso for preparar os alimentos, providencie os ingredientes necessários e as bebidas;

Chá de bebê em ambiente externo (Crédito: Baby.SomethingPrimary.com)

4) Um dia antes:

- Comece a preparar os alimentos a serem servidos, caso não os tenha encomendado. O bolo e os docinhos podem ser feitos dois dias antes da festa, já que consomem bastante tempo. Não se esqueça de manter tudo bem fechado e refrigerado para uma melhor conservação;

- Verifique se as baterias para câmera fotográfica e de vídeo estão carregadas, etc. Defina onde ficará filmadora, máquina fotográfica e quem será responsável pelas fotos e filmagem;

- Pense onde ficarão os presentes antes, durante e depois da festinha. Uma boa pedida é colocá-los dentro do berço ou do cercadinho do bebê, ou então dentro de uma caixa de papelão grande, coberta por papel de presente;

- Verifique a voltagem e a necessidade da extensão e prenda os cabos soltos com adesivos para prevenir que alguém tropece;

- Tenha certeza que há bastantes cadeiras, mesas para acomodar as pessoas e materiais para cada jogo;


5) No dia:

- Buscar bolo, salgadinhos, docinhos que tenha encomendado se os mesmos não foram retirados no dia anterior;

- Comprar ou preparar gelo para bebidas;

- Decorar ambiente: balões, mesas, etc;

- Pendurar os painéis, caso houver;

- Colocar lixeiras em locais de fácil acesso;

- Aproveite a festa e lembre se que o principal deste dia é que a futura mamãe esteja totalmente feliz e disposta para se divertir muito!
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